quarta-feira, 2 de março de 2011

Dança da Espada

Olá meninas, tudo bem? Hoje vamos dar continuidades ao post de modalidades da Dança do Ventre.Hoje vou falar sobre a Dança da Espada.


Dizem que a Dança da Espada surgiu como uma forma simbólica de libertação das mulheres, que em deiversos contextos históricos, foram subjulgadas pelos homens.
Assim, elas começaram a dançar com estas armas de guerra, símbolos da violência e do poder com movimentos sinuosos,delicados e com equilíbrio, mostrando total controle do objeto.

Outra versão, indica que a dança é uma homenagem à Deusa egípcia Neit, considerada protetora, caçadora, guerreira e que abria caminhos. Outras afriemam que as mulheres tomavam as espadas dos guerreiros e guardas no final da guerra e equilibravam no seu corpo para demonstrar que eram melhores como acessórios do que como armas.

Há também quem diga que elas dançavam assim como uma espécie de agradecimento ou celebração da vitória na guerra. Neste sentido, a dança reflete a luta dos árabes pela tera. Por fim, outra lenda conta que elas precisavam demonstrar habilidades para seus reis. Independente da origem, esta dança demonstra habilidades, técnica de dissociação perfeita e total controloe do corpo - ou como propõe a primeira lenda, do espírito-da bailarina.

Dança com a Espada

A bailarina pode usar para fazer poses ou equilibrá-la na cabeça, mãos, cintura, abdômen, ombro, coxa, pés e onde mais a imaginação deixar. É utilizada em músicas lentas, por isso, é comum ver oitos, redondos e outros movimentos sinuosos como os camelos e ondulações durante a apresentação. Porém, é comum ser usada em danças de chão e em derbakes, com shimis e marcações. Nos deslocamentos, pe usada principalmente com giros.

                                                                    Salam