quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Modalidades da Dança do Ventre

Olá meninas, hoje eu vou começar a mostrar para vocês várias modalidades da Dança do Ventre. Vou começar pela Raks el Shemadam que é o nome egípcio para a dança que conhecemos como Dança do Candelabro.



É uma daça antiga grega ou judaica. é uma dança antiga que fazia parte das celebrações egípicias de casamento, nascimento e aniversários, como ainda o é em muitos países árabes.

Essa dança na qual a bailarina usa um candelabro sobre a cabeça, recomenda-se que haja um véu sobre a cabeça, embaixo do candelabro.
O candelabro pode ter de 7 a 14 velas, dependendo da preferência. Quanto menor o número de velas, menor o candelabro, e mais delicado.

Assim, é comum que a bailarina entre como em um cortejo à frente dos noivos, dançando com o candelabro. Desta maneira ela procura iluminar o caminho do casal, como uma forma de trazer felicidade para ele. É uma dança que serve para celebrar a vida e a união entre as pessoas. Não tem traje ou ritmo específico, mas geralmente dança-se ao som do ritmo Zaffe ou na versão mais lenta do Malfuf.

De qualquer forma é importante que a música seja lenta, pelo menos na maior parte do tempo, pois com o candelabro não é possível realizar muita veriedade de movimentos rápidos.´
É uma dança que requer mais movimentos delicados e sinuosos, além de bastante equilíbrio.
A proximidade dos países do Oriente Médio pode facilitar que traços culturais de povos diferentes se misturem, criando manifestações folclóricas cujas origens se tornem esquecidas no tempo, ou tenham explicações baseadas em "versões".

A música para Raks el Shemadam  deve ser composta de trechos lentos em que a bailarina ondula seu corpo com delicadeza e destreza, como também trechos um pouco mais rápidos e cadenciados em que podem ser executadas batidas bem marcadas e tremidos. Os movimentos de chão também são apropriados para esta dança que fascina todas as pessoas, do oriente ao ocidente, em razão de seu visual grandioso.

                                                       Salam

Porque fazer Dança do Ventre?

A Dança do Ventre não tem idade. Ela ajuda a conservar a sua auto-estima elevada, despertando ou resgatando a verdadeira mulher que existe em você.

Funciona como uma verdadeira terapia, cuidando do corpo, da mente e da alma, aprendendo a se conhecer melhor e a se relacionar melhor.
A verdadeira arte da Dança do Ventre, ou seja, clássica, com tecnica, ritmo e principalmente, interpretação.
Você também pode se tornar-se uma dançarina profissional  e ou professora e fazer da Dança do Ventre sua vida.

Existe muita polêmica sobre a origem da Dança do Ventre. Ao pesquisar sua origem sempre se chega à seguinte conclusão: "Não há registros concretos que que provem com clareza e exatidão a origem da dança do ventre". Em decorrência disso,falarei em hipóteses e ao mesmo tempo,em certezas. No principio,"os nomes reais" da Dança do Ventre eram: Dança oriental conhecida pelos orientais e nos paíse árabes o nome "dança do ventre" foi dado pelos franceses pois na dança a bailarina mexia o estômago e o quadril de forma voluptuosa,ao som de ritimos orientais. A dança é uma das mais belas e antigas artes, pois através dela se passa a perceber seu corpo de maneira institiva.Há mais ou menos 12.000 anos,antes mesmo do antigo Egito, já existiam danças ritualistas feitas para algumas finalidades. Hvia por exemplo a dança da fecundidade, em que mulheres em volta da fogueira(símbolo de luz e alimento para os primitivos), balançavam o quadril, pulsavam o ventre e contorciam-se como serpentes, em louvor a Deusa-mãe. Existiam, também, danças com sacrifícios para oferendas, rituais culturais, funerais etc; feito por tribos bárbars e nômades dos desertos. No antigo Egito a dança ritualistica tinha um caráter sagrado assim sendo, sacerdotisas egípcias costumavam usar movimentos ondulatórios e batidas do ventre e do quadril para reverenciar Deuses como Isís , Osíris, Hathor. Além disso, acredita-se que esse movimentos estavmaassociados a fertilidade, sendo praticados em rituais e cultos em Templos homenageando a grande mãe pelo seu poder de dar e manter a vida. Sendo assim a dança do ventre é uma dança milenar, portanto, tem um peso cultural que merece ser respeitado. Fica ai uma dica pra galerinha (como não tenho preconceito, e já vi homens executando a dança muito bem, fica a dica pra todos). Na mulher a dança do ventre externa e aflora a sensualidade, então que tal procurar aprender essa dança tão mágica? clik nesse link que vocês teram mais informações sobre essa dança milenar http://www.luxordancadoventre.com.br/

                                                             Salam