segunda-feira, 21 de março de 2011

Dança com Bastão (bengala) - Raks Al Assaya



É uma versão da  dança folclórica masculina chamada Tahtib. É conhecida também como Raks Al Assaya. É uma dança folclórica, alegre, mais graciosa que a masculina, dos tempos antigos das aldeias de Said, região do Alto Egito, quando os pastores dançavam com alegria onde eram simuladas lutas, em uma espécie de competição, depois do trabalho, com suas mulheres e sua família. Os pastores e seus bastões ou bengalas, sempre se alegravam em volta da fogueira, dançando com seu instrumento, representando sua energia, seus bens. Em algumas aldeias, por tradição antiga, seus lideres e sua família, talhavam em seus bastões a historia de sua linhagem, e quando dançavam também dançavam a gloria e as conquistas de sua família.
Foi adaptada pelas bailarinas que se apresentam usando bengalas ou bastões e demonstram toda sua habilidade girando o bastão de várias formas sempre com muito charme e delicadeza.
Movimentos delicados onde as mulheres apenas manejam o bastão demonstrando suas habilidades com o objeto, usando-o também como uma “moldura” para mostrar o corpo durante a execução de seus movimentos.
As mulheres demonstram toda sua habilidade girando o bastão de várias formas sempre com muito charme e delicadeza. Ao dançar, a bailarina demonstra destreza, equilíbrio e sensualidade, e sua expressão deve ser de alegria

A VESTIMENTA

O traje mais adequado é o vestido cobrindo o ventre como um vestido, que pode ser de vários modelos, com abertura lateral, ou não, justo ou mais folgado, entre outros. Como acessórios usa-se moeda e chalés e adereços de medalhas também para a cabeça são bem-vindos


A DANÇA

A curva da bengala deve estar geralmente pra baixo durante a dança. Mas também cabe lembrar que há bengalas sem essa curva, que se assemelham mais a um bastão. Qualquer um desses modelos é apropriado para dançar.
Rodar o bastão com os dedos, à frente do corpo. Em frente aos olhos.
- Girar o bastão lateralmente ao seu corpo (em ambos sentidos)
- Girar o bastão frontalmente ao corpo, em sentido horário.
- Girar o bastão acima da cabeça em sentido anti-horário.
- Girar o bastão alternadamente nas laterais direita e esquerda.
- Apoiar o bastão verticalmente no chão, sendo que a parte curva do mesmo, esta na mão que a segura.
- Chutar o bastão e levá-lo ate o ombro.
- Rodar o corpo com o mesmo no ombro.
- Usar todos os movimentos solares, intercalando com os lunares, menos freqüentes.
Os movimentos da dança do bastão representam a festa dos pastores. Transmite força, beleza, domínio e sensualidade.

A MÚSICA

É geralmente dançada ao som do ritmo Said, podendo também ser dançada com os ritmos Baladi e Maqsoum. Said música folclórica egípcia ritmo alegre com batidas especificas.

                                                          
                      Salam

Nenhum comentário:

Postar um comentário